Ver Signatários | Assinar Petição
Destinatário: Exmo. Sr. Presidente da República, Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Exmo. Sr. Secretário Regional da Economia
Petição "Lagoa do Fogo - basta"
A Secretaria da Economia apoiada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, vai iniciar a construção de um percurso pedonal em madeira dentro da Lagoa do Fogo.
Esta questão foi decidida internamente e não foi discutido públicamente.
O percurso irá ligar a parte final do trilho pedestre que vem da Lombadas até à areia das praias da Lagoa do fogo. Trata-se de um percurso construido em Madeira, de cerca de 500 metros de comprimento que percorre toda aquela planicie onde se encontra a lagoa mais pequena dentro da cratera da Lagoa do Fogo.
Segundo as informações que recolhemos, a madeira para a construção do passadiço sera possivelmente transportada da margem Sul para a margem Norte recorrendo a uma barcaça.
Nós somos contra esta intervenção.
Sugerimos que se aproveite o atalho existente que é bastante facil de indentificar e de percorrer, que se proceda à sua marcação utilizando os marcos que habitualmente estão presentes nos trilhos, colocando-os mais próximos uns dos outros para que não haja dúvidas de qual o percurso a seguir.
A Lagoa do Fogo distingue-se das outras Lagoas pelo facto de se manter prácticamente intacta, e do nosso ponto de vista, esta intenção do Governo e da CMRG não é de todo a mais indicada.
A Lagoa do Fogo é um lugar que está muito preservado graças ao facto de nunca se ter investido em outros acessos.
Os acessos à Lagoa do fogo devem ser Limitados, por forma a preserva-la. Os que existem são suficiente e não se deve juntar mais nada. O que precisamos é de mais vigilantes da Natureza, e de um sistema de contra-ordenação eficaz para o combate aos agentes poluidores.
No nosso entender, a Lagoa do Fogo, Reserva Natural, é um local altamente sensivel, que dada a sua localização tem escapado aos maleficios do desenvolvimento das Sociedades em seu redor. A Lagoa do Fogo é um lugar mágico que não deve sofrer qualquer tipo de intervenção a não ser a limpeza e manutenção do que já lá existe.
Nós exigimos que este percurso em Madeira não seja construido.
A Lagoa do Fogo é de todos nós e queremos que se mantenha como está. Existem problemas ambientais urgentes e graves nos Açores que gostariamos de ver resolvidas e onde podem empregar o dinheiro que se destina a esta obra que protestamos.
Os Peticionários