Petição "Não ao TGV em Portugal"

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Destinatário: Todos os cidadãos portugueses, maiores de idade

Petição "Não ao TGV em Portugal"

“Este é, a meu ver, o pensamento político que temos em Portugal; está em todas:

• Estádios de futebol, muitos deles hoje às moscas;
• TGV;
• Novo aeroporto;
• Nova ponte;
• Auto-estradas onde bastavam estradas nacionais bem conservadas,
• Etc, etc.

A quem na verdade serve tudo isto?
Portugueses, leiam as linhas que se seguem e pensem a quem vai servir o TGV:

1. Aos fabricantes de material ferroviário,
2. Às construtoras de obras públicas e... claro,
3. Aos bancos que vão financiar a obra

Os portugueses ficarão – uma vez mais – endividados durante décadas, por causa de mais uma obra megalómana!

Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.
Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demora cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

Se não os conhecesse bem, perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas:
• Na qualidade do seu Ensino Superior;
• Nos seus museus e escolas de arte;
• Nas creches e jardins-de-infância em cada esquina;
• Nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.


Percebe-se bem porque não:
• Construíram estádios de futebol desnecessários;
• Constroem aeroportos em cima de pântanos;
• Nem optam por ter comboios supersónicos que só agrada a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos:
• na Noruega,
• na Suécia,
• na Holanda
• e em muitos outros países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para as futuras gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se:

- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede rodoviária nacional.

Cabe ao Governo reflectir.

Cabe à Oposição contrapor.

Cabe-lhe a si, em consciência, participar nesta petição.”

(autor, cidadão português, não identificado)

(Relativamente ao número mínimo de assinaturas, as seguintes metas são importantes:
a) A audição dos peticionários, durante o exame e instrução, é obrigatória, perante a comissão parlamentar, ou delegação desta, sempre que a petição seja subscrita por mais de 1000 cidadãos;
b) São publicadas na íntegra no Diário da Assembleia da República as petições assinadas por um mínimo de 1000 cidadãos;
c) As petições são apreciadas em Plenário sempre que sejam subscritas por mais de 4000 cidadãos.)

Os Peticionários

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