Petição "Playlists RFM: a saturação da camada trabalhadora"

Ver Signatários | Assinar Petição

Destinatário: RFM

Petição "Playlists RFM: a saturação da camada trabalhadora"

Cara equipa da RFM,

Como ouvinte diário da V. rádio – apesar de não ter qualquer influência na sintonização da mesma, uma vez que trabalho num edifício com pré-programação para todos os escritórios -, gostaria de partilhar algumas considerações práticas:

1. Para quando novas playlists? Para quem ouve a RFM das 9h às 18h, é possível elevar o grau de irritabilidade a meio da tarde quando uma música é repetida pela quarta vez no mesmo dia;

2. É uma razão pertinente que as rádios promovam, divulguem e valorizem a música portuguesa, mas a verdade é que somos um país com tendência para a depressão e a música, à nossa imagem, assim nos deixa. É desgastante ouvir repetidamente os lamentos musicais do André Sardet, do Ricardo Azevedo, da Mafalda Veiga, do Pedro Khima ou dos Pólo Norte e de outros que tal… monocórdicos e aborrecidos. A repetição desvaloriza-os. Mesmo. E quando temos em Portugal nomes como Ana Moura, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma (que vocês conseguiram desgastar com o “Encosta-te a mim” em sucessivas repetições diárias), Rui Veloso, Tiago Bettencourt, entre outros, para quê promover o medíocre em doses redobradas?

3. Passemos aos intérpretes internacionais: Bon Jovi já foi moda, já não é, não deve voltar a ser…; os Aerosmith são fantásticos, mas tantas vezes se ouvem aquelas guitarras que chegam a parecer serrotes…; Josh Groban? A voz é notável, a música nem tanto e, ao fim de uns quantos meses, insuportável…; a “Story” da Brandi Carlile também só sobrevive porque a magia da música é difícil de desgastar…
Continuem a apostar nos U2 (sabe sempre bem) e que tal fazer um trabalhinho de casa e mostrar revelações internacionais? Novos talentos? Na FNAC há sempre tanta coisa nova que quase diria que é simples surpreender…
Ponham fim a essas senhoras que, num misto de revolta e sedução nos gritam aos ouvidos com letras deprimentes disfarçadas de inglês comercial. Passei a odiar Evanescence à vossa custa. Obrigadinho!!

4. Quem é que se lembrou do “Há séculos que não ouvia isto”???????????? a auto-análise é um dom e não denoto na V. programação essa qualidade. Não há – repito – não há nenhuma música que fique sem se ouvir durante séculos na RFM… ou então, é porque já ninguém a suporta! Nem mesmo vocês, aposto…

5. Resta-me felicitar-vos por outras tantas coisas, entre as quais o “Oceano Pacífico” – um dos melhores formatos de sempre. Cumpre os propósitos, não satura e quase lamentamos quando acaba. Nesses momentos, sim: eu sou um ouvinte voluntário e fiel da RFM.

E depois disto tudo, vocês poderão achar que me bastava desligar o rádio, ligar-me a um site de outra rádio na Internet ou colocar uns phones nos ouvidos. Pois não posso. Primeiro, porque julgo ser mais fácil ignorar do que fazer sugestões e acredito que a V. rádio possa recuperar a qualidade de outros tempos mantendo-se actual em relação às tendências do universo da música e da rádio; segundo, porque trabalho e não o faço através de repetições de playlists e, por último, porque já somos individualistas que chegue nos tempos que correm… e se toda a gente sofre neste prédio, solidarizo-me, caramba!

Melhores cumprimentos,

Saturado de repetições – Já não se pode!

Os Peticionários

Ver Signatários | Assinar Petição