Petição "Rendimento Social de Inserção"

Ver Signatários | Assinar Petição

Destinatário: Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - Governo -

Petição "Rendimento Social de Inserção"

Eu sou um jovem de 29 anos, sou casado e tenho filhos. Fui atingido assim como a minha esposa, pelo flagelo dos despedimentos no início desta dita crise em 2008.
Durante alguns meses recebi o subsídio de desemprego e, neste período, tive de me deslocar muitas, mas muitas vezes à Segurança Social, no areeiro em Lisboa e também nas lojas do Cidadão, nas Amoreiras e Restauradores.
Foi então que iniciei uma pesquisa algo perigosa, visto que me fui apercebendo do enorme esquema de “roubo” dos dinheiros dos contribuintes, ou seja o nosso/meu dinheiro.
Comecei a constatar que todos os dias, famílias inteiras de pessoas de etnia cigana e também alguns brasileiros e pessoas dos países de Leste, mas principalmente (95%) pessoas de etnia cigana, se deslocavam à Segurança Social.
Foi então que comecei a perguntar aos funcionários da Seg. Social o porquê desta afluência quase bíblica àquela instituição.
Com muito receio, os funcionários começaram a dizer, que estes indivíduos estavam a solicitar o Rendimento Social de Inserção ( RSI ), o antigo Rendimento Mínimo, que foi criado pelo antigo deputado Paulo Pedroso, principalmente para “ajudar” os toxicodependentes, doentes crónicos com o vírus HIV que também seriam consumidores e dependentes de drogas e cidadãos com muito baixo rendimento, no limiar da pobreza.
Contudo neste momento e já algum tempo a esta parte, os principais beneficiados desta ajuda são aqueles que muito pouco ou rigorosamente nada, contribuíram para o nosso país, ou seja, nunca ou raramente descontaram para a Segurança Social ou Finanças.
Voltando aos funcionários, o que eles me informaram, é que nada podem fazer, visto que:
São sujeitos a ameaças à sua integridade física.
São sujeitos a ameaças de morte, assim como à sua família.
E mais não disseram. Para mim foi suficiente.
Eu próprio assisti a vários casais de etnia cigana a utilizarem a mesma criança para terem direito a mais dinheiro.
Assisti também a uma senhora da mesma etnia a “informar” uma funcionária da Seg. Social, que não arranjava trabalho por não saber ler. Mas todos nós sabemos que um dos requisitos solicitados é a inscrição no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Ou seja, se é analfabeta, como é que alguma empresa a iria contratar. E ainda existe os indivíduos mais uma vez da mesma etnia que efectuaram vários cursos profissionais, ministrados pelo IEFP, para um único objectivo de continuarem a receber o Rendimento Social de Inserção, visto que depois não entram no mercado de trabalho.
Eu sei que estamos numa crise nunca antes vivida, mas também temos de ser justos, tanto para nós como para quem realmente precisa.
Temos os nossos pensionistas que quase não vivem, mas sim sobrevivem com a pensão que recebem.
Eu não sou racista, nem tenho qualquer problema em ajudar quem precisa, mas tenho filhos e tenho de lutar por todos os filhos de cidadãos como eu, que descontam ou descontaram durante anos a fio para a Seg. Social e para as Finanças (IRS).
Isto porque certamente todos nós, já passámos numa rua e vimos indivíduos a vender roupas contrafeitas, “ouro”, telemóveis de sabão, DVD´S piratas, etc.
E nenhuma percentagem ou nenhum cêntimo dessas receitas por eles efectuada é declarada no Fisco ou na Seg. Social.
Sou de opinião que prefiro ver esses indevidos a vender esses produtos, do que andarem a praticar qualquer tipo de crimes.
Depois devido a Leis muito mal pensadas, como esta, todos esses indivíduos têm direito ao Rendimento Social de Inserção, muito deles têm habitação camarária que por sua vez nem pagam a renda e ainda conseguem ter electricidade e água sem também efectuar qualquer pagamento.
Então onde está a justiça? Eu sei que poucos são os que ainda confiam em alguma justiça, mas esta podemos todos nós ajudar a fazer, para que este dinheiro vá parar as carteiras de quem realmente precisa.
Eu sei que me estou a repetir, mas é o que penso.
Então esta petição vem pedir a TODOS os cidadãos, que como eu, assinem e mostrei a vossa indignação por esta Lei promíscua e por Leis semelhantes, que só alimentam cada vez mais o fosso que existe entre a nossa Sociedade.
Vamos todos juntos lutar e tentar mudar este país que ainda é nosso.
Volto a afirmar que NÃO SOU RACISTA!
Eu nasci e fui criado num bairro muito problemático.
Em Chelas, Marvila. E os meus amigos de infância eram de todas as raças e etnias, incluindo obviamente as de etnia cigana.
Mas tenho de dizer BASTA! Por isso mais uma vez peço que me ajudem a ajudar a modificar esta Lei.
Muito obrigado a todos e espero um dia poder dizer aos meus filhos que podem acreditar nas nossas instituições governamentais.
E este é o nosso 1º, 2º, 3º, …. Passo para mudar.
Conto com todos e contem comigo.

Os Peticionários

Ver Signatários | Assinar Petição